Total de visualizações de página

sábado, 4 de maio de 2013

Bem, gente amiga

É sabido que o cancioneiro popular, não só do Brasil como do mundo todo está cercado de canções que não são necessariamente politicamente corretas, mas que retratam uma realidade e acabam virando ícones, uma delas é Amélia que virou sinônimo de mulher submissa, dedicada ao lar e que, de certa forma até denegriu a imagem das donas de casa. Um de seus autores, Mario Lago, tentou morrendo se explicar de que vários versos eram apenas licenças poéticas, que o objetivo da canção era falar de uma mulher companheira e dedicada, mas não teve jeito, as pessoas preferiram outra interpretação.
Hoje, voltando do salão de beleza onde fui fazer as unhas, com a minha mente bagunçada que estabelece conexões inexplicáveis, lembrei da Marina do Dorival Caymmi, que sem sombra de dúvidas é uma belíssima canção, mas é machista para caramba, então, fiquei me perguntando, se ele cantasse isso hoje, para mim, o que eu responderia, então, lá vai: 




Marina, morena
Marina, você se pintou
Sim, eu me pintei, maquiagem boa, importada e cara, que eu comprei com o dinheiro do meu trabalho, algum problema?

Marina, você faça tudo
Mas faça um favor
Não pinte esse rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só meu
Oi?  O meu rosto é seu?... Dormiu com o Bozo, jovem?  Comeu criança quando era merda, queridão? Prossiga...
                              
Marina, você já é bonita
Com o que Deus lhe deu
Ah, muito obrigada, acontece que, como dizia o tiozinho que vendia bijus lá na minha faculdade, mulher que não se enfeita, por si se enjeita. Além disso, o que a natureza não deu, clinique, mary key, até avon venderam...

Me aborreci, me zanguei
Já não posso falar
E quando eu me zango, marina
Não sei perdoar
Olha, toma cuidado, viu? Guardar mágoas dá doença, só vai fazer mal para você mesmo.

Eu já desculpei muita coisa
Você não arranjava outro igual
Ah, realmente você é um fofo, mas o que desculpou foi por que quis, e sabe que chantagem comigo não funfa, né?

Desculpe, Marina, morena
Mas eu tô de mal
De mal com você
De mal com você.
Aaaaaaaaaaaaaaah, não! Homem mimizento não dá! Engole o choro e para de palhachada e vamos resolver isso em outro lugar e de outro jeito, se é que você me entende ;)



Um comentário:

  1. Ah é machista, mas me representa!

    (cadê pratulhamento do politicamente correto pra me banir da internet por este comentário?)

    Te amo Lu!!!

    bjs

    ResponderExcluir