Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2011

Deficiência Social!


Eu acabo de ver uma figura bem legal compartilhada pela Mônica eu acho sobre a importância de não estacionar nas vagas reservadas aos deficientes físicos, coisa que qualquer pessoa minimamente civilizada sabe que não se deve fazer.
Pois bem, nesta discussão muitas pessoas sugeriram que quem estaciona nessas vagas é um deficiente mental. Coisa que não procede, quem para nessas vagas são deficientes sociais. Deficientes intelectuais, que há alguns anos eram chamados de deficientes mentais são pessoas que sabem viver em sociedade, embora sua lógica não raro seja bastante diversa do comum, limitando-lhes em muitos aspectos como qualquer outra deficiência.
Hoje é o dia internacional da Síndrome de Down, data proposta em alusão à trissomia do cromossomo 21, distúrbio genético responsável pela Síndrome. Como comorbidade, os portadores de Síndrome de Down possuem certa limitação intelectual, podendo ser classificados como deficientes intelectuais.
Durante minha trajetória de professora tive a oportunidade de conviver com crianças e adolescentes portadores da Síndrome, a Raquel, a Débora, o Felipe e a Camila. Todos eles eram tão amorosos, educados e possuíam tantas, tantas qualidades e virtudes que acredito que seriam incapazes de estacionar numa vaga para deficientes físicos, pois apesar de deficientes intelectuais, não são deficientes sociais.
Vivemos num mundo cada vez mais integrado e plural, por outro lado, o nosso grande desafio é compreender o diferente, a gostar dele não porque é diferente, mas porque é uma pessoa legal independente de qualquer coisa.

2 comentários:

  1. Adorei o seu post. Tens toda a razão essas pessoas não são mais que dificientes sociais. Que não sabem ocupar o seu lugar

    ResponderExcluir
  2. Pessoas que estacionam onde não lhe é próprio devem ir para um local adequado: cadeia. Não saber respeitar os demais não é crime? Então.
    Convivi e convivo com crianças ditas intelectualmente deficientes, mas isso não significa falta de educação. Há uma bela e simples diferença entre as duas coisas...

    ResponderExcluir