Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

Por Gentileza!


                Ontem o Ivan estava comentando que ele fez um teste. Todos os dias, ele passava de carro em frente a um ponto de ônibus e dava bom dia a um senhor que nunca respondia. Até que um dia ele resolveu mandar o senhor tomar naquele lugar e de pronto o senhor devolveu o insulto na mesma medida.
                É claro que o mundo de hoje é muito mais corrido e impessoal que o mundo da juventude do meu nonno, mas até que ponto essa impessoalidade deixa as pessoas tão preparadas para o insulto e tão cegas para as coisas gentis?
                Ser gentil é, em minha opinião, a capacidade humana mais elevada. Mãe de todos os bons sentimentos e das boas ações, a gentileza é a forma mais elementar de solidariedade, penso que foi graças à gentileza que os primeiros humanos sobreviveram a um ambiente hostil e graças a ela que continuamos sobrevivendo.
                A principal característica da gentileza é o desinteresse, se é gentil por gosto pessoal, crença ou convicção, nunca esperando nada em troca, porque principalmente nesse mundo imediatista, atribulado e desmedidamente ambicioso, muita gente não sabe receber uma gentileza, tampouco passá-la adiante.
                Ser gentil é muito fácil, é só levar a cabo as regras elementares de civilidade e está feito, porém, receber uma gentileza exige um pouco mais de tato. Às vezes se espera tanto da vida, os problemas são tão grandes e assustadores que impedem de ver os pequenos atos de pessoas que você conhece ou não que por serem desinteressados e terem a intenção de aliviar o seu dia são extremamente valiosos.          
                Pode reparar, por pior que seja o seu dia, por piores que sejam as pessoas com as quais você cruza, sempre tem alguém fazendo uma pequena coisa como te dar passagem, oferecendo para te ajudar com as sacolas, dando um bom dia sincero, pedindo desculpas por ter te esbarrado. Para que o seu dia seja melhor, depende do valor que você confere a essas boas ações. Quando se acredita nelas, tende a reproduzi-las numa enorme cadeia, justificando aquilo que o poeta gentileza disse: “Gentileza gera gentileza.”  
                E, por em gentileza. Tem um programa no Multishow chamado De cara limpa, o apresentador, Fernando Caruso, procura uns lugares inusitados para contar piada e fazer um humor respeitoso.  Olha que interessante que ele fez no metrô de SP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário