Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de abril de 2011

As aulas de música.


                Quando criança pequena lá em São Bernardo do Campo, eu estudei numa escola muito boa onde tínhamos aulas de informática (no DOS) e de música, tudo isso no pré III e na 1ª série.  Das aulas de informática eu aprendi a digitar meu nome sem olhar no teclado e pelo meu bom comportamento eu sempre ganhava do professor Bruno, noivo da professora Cida de matemática e ciências, uma folha cheia de desenhos pixelizados impressos em branco e preto, numa impressora matricial que fazia um barulho infernal, cujas folhas tinham uma rebarbinha adorável de tirar.
                Das aulas de música com a professora Rita eu tive noções de teoria musical e a oportunidade impagável de ser eu mesma. Para minha sorte, meu pai sempre ouviu música boa e eu sempre gostei de ouvir música com ele. Bem cedo eu aprendi a mexer na vitrola e a ouvir música com fone de ouvido para não incomodar os outros.
                Quando eu comecei a freqüentar a escola, foi bastante difícil, porque os meus colegas não conheciam as músicas que eu gostava e eu não gostava do que eles ouviam, mas tinha vergonha de dizer que não gostava assim como me envergonhava dos meus gostos. Porém, nas aulas de música eu me destacava.
                A professora Rita era fã de Ivan Lins e Sá, Rodrix e Guarabira, na época apenas Sá e Guarabira. Eram artistas e canções que eu estava habituada a ouvir e quando ela ensinava as canções para os colegas eu sempre já sabia e sempre conquistava o posto de ajudante e não contente, ainda sugeria o repertório das aulas seguintes.
                E, no ano do lançamento do álbum Sá, Rodrix & Guarabyra – O Rock Rural de Sá, Rodrix & Guarabyra (1988), eu sugeri que essa música que eu gostava muito
 
                Ai, que alegria quando a professora trouxe para os colegas aprenderem na aula seguinte (é certo que quase ninguém aprendeu). Fiquei tão empolgada que sugeri uma do Ivan Lins do álbum Juntos, a professora Rita de pronto não aceitou e disse que era uma música muito triste para criança saber. Talvez o meu gosto por esse música não fosse senão o prenúncio do meu futuro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário