Eu amo a música, muitíssimo mais do que ela me ama. Ainda não consegui distinguir se amo a música porque sou muito auditiva ou se sou muito auditiva porque amo a música. Fato é que eu ouvi uma vez, chamou minha atenção, sinto uma necessidade indescritível de saber mais, saber tudo sobre. Foi assim com Juan Luis Guerra.
Quando eu ouvi Bachata Rosa, na trilha da novela De Corpo e Alma como tema da personagem da Daniela Perez (aquela filha da Glória Perez que foi assassinada brutalmente pelo seu colega de trabalho e a esposa dele) eu achei que aquela era a música mais linda do mundo. Na época não tinha internet, e o jeito foi esperar dias e dias ao lado do rádio até que eu conseguisse gravar na fita cassete. Meu pai até tentou que o Raul trouxesse uma fita dele para mim do Paraguai, mas não sei por que, essa fita nunca chegou.
Eu tinha um pouco de vergonha de gostar dessa música e desse artista, porque todas as minhas colegas de escola gostavam dos New Kids On The Block e eu os odiava muito. Com o passar do tempo, eu esqueci um pouco a minha paixão pelo Juan Luis, infelizmente a carreira dele não emplacou no Brasil, um pouco em função da morte da atriz que interpretava a personagem da música tema, um pouco em função da estratégia de marketing equivocada da gravadora e muito porque no nosso país as pessoas preferem cantar e ouvi em inglês.
O tempo passou, a Internet chegou e a Rede TV exibiu Pedro, o escamoso e na abertura, La Hormiguita! Tudo o que eu precisava para pesquisar e baixar algumas músicas dele e aquela paixão voltar com força total. Conheci o Andrés, aderi à banda larga e pude-me atualizar com a discografia quase completa (me faltam apenas 2) vídeos, músicas e encontrar no mundo todo gente que assim como eu ama Juan Luís Guerra.
Na qualidade de pretensa musicista, eu sei muito bem que ele tem muitas músicas porcaria, mas quando ele é genial, ele é GENIAL e justiça seja feita, não haveria genialidade sem "su 4.40" que abrilhanta com o coro, os metais impecáveis e a percussão precisa . Independente se porcaria ou não, eu amo esse artista que é um músico impecável, um homem extremamente coerente com os seus princípios. Como eu sempre digo qualidade se discute, gosto não e a mim me gusta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário