Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mirandês

Minha mãe chamou para almoçar, eu fui, passei pela sala e vi o Roberto Leal no programa da Claudete Troiano. Mais tosco impossível, não fosse o fato do cantor estar promovendo o idioma mirandês.
Até então eu desconhecia a existência dessa língua tão bonita. Como eu sou muito curiosa, tenho gosto pelo raro e acesso à Internet, comecei uma pesquisa sobre a língua e descobri várias coisas interessantes, inclusive um documentário feito pelo Histoty Chanel de Portugal.
Algumas considerações sobre o mirandês:
1. Foi oficialmente reconhecida como segunda língua de Portugal
2. É falada por menos de 15 mil pessoas, mas a partir deste ano de 2011 começa a ser ensinada nas escolas de ensino fundamental.
3. Tem três subdialetos e seus falantes são bilingues ou trilingues.
Olha que graça essa canção tradicional mirandesa

2 comentários:

  1. Vc logo se lembrou do Marcelo, acreditando que ele fala Mirandês desde criancinha, uma vez que ele já sentou no colo do Roberto Leal?

    ResponderExcluir
  2. Claro que me lembrei, me deu vontade inclusive de perguntar se a foto do perfil dele é do tempo que ele sentou no colo do Roberto Leal... hehehehe

    ResponderExcluir