Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um dia da Karla e do Leitor...

Hoje é o aniversário da Karla, obviamente é o dia dela não só porque é a aniversariante, mas porque é uma leitora. Por ser dia do leitor, também é o meu dia, do Fernando, da Carolis, do Rafo, do Rodolfo, da Moniquetes, do Varlei, da Roberta, da Paty, da Elaine, da Débora, da Marília, do Fábio, do Beto... Enfim de todos os leitores.
O Paulo Freire conterrâneo de Fernando (todo mundo do Pernambuco que eu conheço é inteligente - taí um preconceito bom) dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Mas, em sua obra ele acaba mostrando que a leitura da palavra melhora a leitura do mundo.
Ler é um hábito, mas muita gente não cultiva, porque mais do que a habilidade de decifrar códigos, o exercício da leitura desenvolve uma série de habilidades altamente humanas como paciência, reflexão, concentração, imaginação, criatividade e, não é de se estranhar que com o ritmo de hoje poucas sejam as pessoas que estejam dispostas a se aventurar em si mesmas.
Foi minha tia quem me ensinou a ler, quer dizer, eu já sabia decifrar os códigos, mas eu tive um insight quando minha tia me deu "O Menino Maluquinho" e foi me perguntando o que queria dizer ter "fogo no rabo", "olho na barriga" e "macaquinhos no sótão". Desse dia em diante, eu me dei conta de que cada palavra é um conceito e que cada livro produz uma reflexão e que a cada reflexão a gente se torna mais pessoa, consegue lidar melhor com a realidade, compreender problemas e criar soluções.
Ontem eu ouvi de um cidadão que ler é perda de tempo. Certamente, por não gostar de ler, ele desconhece que a linguagem é a mais avançada capacidade humana. Sem linguagem não haveria cultura, não haveria ciência nem tecnologia.
Bem, num mundo de tanta tecnologia e mediocridade, numa sociedade onde o bonito é levar vantagem e a "desinteligência" da audiência na T.V. e cadeira na Câmara dos Deputados. Nós leitores convictos e inveterados merecemos os parabéns, porque somos sobreviventes.

P.S.: Leitura de qualidade promove um pensamento de qualidade, leitura medíocre produz um sentimento medíocre.

Um comentário:

  1. trocar de celular todo ano e assinar o BBB pra ficar assistindo uma sonsa 17 horas dentro de 1 quarto fazendo nada é realmente bem mais interessante do que ler um livro. Comprar um livro então...já viu que perda de tempo?
    Se a desculpa é essa, há inúmeros sites que disponibilizam algumas boas obras, há as bibliotecas, os empréstimos entre amigos...ler é só querer...

    ResponderExcluir