Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chiste!

Em se tratando de gente, defeitos são características que incomodam o indivíduo que as possuem ou aos outros, atrapalhando de alguma forma a convivência social harmônica e feliz.
Dentre os muitos defeitos que tenho, o que mais me atrapalha é o fato de eu ser uma chistosa inveterada, daquelas que perdem o amigo, o namorado, o colega de trabalho, os parentes, mas não perdem o chiste.
Ultimamente eu tenho conseguido me controlar, quase sempre eu consigo manter a piada presa no meu pensamento. Não a externalizo, mas às vezes não dá e, quando eu vi, eu já falei. Por essa razão, de uns tempos para cá, eu encontrei uma solução muito mais simples do que quase explodir com uma piadinha presa na garganta: tenho procurado conviver com iguais e tem sido muito melhor.
Mas, esse meu gênio chistoso continua me intrigando, principalmente após ter lido um texto do linguista Sírio Possenti em que ele afirma, à luz de Freud que "os chistes são formas de expressão do inconsciente (assim como so sonhos)", o autor continua " [os chistes] São a expressão do inconsciente porque substituem ações que só não levamos a cabo porque somos 'civilizados' - vale dizer, recalcamos certos desejos."
Bem, até antes do texto do Sírio Possenti eu desconhecia o interesse de Freud pelos chistes, agora eu me interessei pelo interesse de Freud e estou lendo "Os chistes e sua relação com o inconsciente." Quem sabe Freud também não passava de um grande chistoso...

P.S.: Artigo do Sírio Possenti http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4912918-EI8425,00.html
P.S.2: Link da versão e-book do livro do Freud:   http://www.cipedya.com/doc/101731

2 comentários: